terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Paulista de 1995

Os anos de 1991 a 1994 foram duros para o Corinthians. Perdemos o Paulista de 91 para o São Paulo, vimos eles serem campeões da Libertadores. Amigos viraram casaca nessa época (tinhamos 10 anos).
Em 1993 vimos o time voltar a jogar bem. Tínhamos o carrocel caipira. Foi o ano em que eu fui ao estádio pela primeira vez, no jogo contra o Juventus no Pacaembú (perdemos por 2x1). No primeiro jogo da final do paulista, Viola fez o seu gol e imitou um porco. O Palmeiras não ganhava nada há 16 anos, e nós achávamos que o título já estava em nossas mãos. Pelo visto os jogadores também acharam, porque no segundo jogo tomamos um vareio de 3 x 0 no tempo normal. Poderíamos fazer um gol na prorrogação e levar a taça, mas tomamos mais um e ressucitamos a porcada. Chorei escondido o resto da tarde. No Rio-SP perdemos mais uma final para eles. No Brasileiro o time estava invicto o campeonato inteiro, e quando chegou a partida decisiva contra o Vitória o time perdeu e não foi para a final contra o Palmeiras. Que ano!
Em 94 mais derrotas. No Brasileiro, era melhor nem ter chegado à final. Eu pelo menos já me preparava para o pior. Depois de perder a primeira partida por 3 x 1 para o Palmeiras, começamos o 2º jogo com um gol do Marques, e a esperança voltou. Mas foi só um gol, e o Rivaldo (fdp) empatou e garantiu o titulo deles. Ao menos neste ano ganhamos a Copa Bandeirantes, que dava acesso à Copa do Brasil.
1995 começou com os títulos da Copa São Paulo de Juniores e o Carnaval pela Gaviões. Bom sinal. Aquela caneca cinza com o simbolo do timão que meu pai usava em dia de títulos, estava empoeirada fazia cinco anos. Eu mesmo não lembrava de muita coisa do último titulo do Corinthians, quando tinha 9 anos. Mas este ano foi diferente. Tinhamos um timaço com Ronaldo, Silvinho, Zé Elias, Marcelinho, Souza, Viola e outros. Na Copa do Brasil, fomos avançando até chegar a final com o Grêmio. Não poderia ser mais difícil. Mas ganhamos aqui e lá no Olímpico. Eu nem sabia mais como comemorar... E a caneca voltou a ser usada. Mas ainda tínhamos que nos vingar do Palmeiras.
E chega a final do Campeonato Paulista. É nossa chance. No primeiro jogo da final, 1x1. No segundo jogo, eu não consegui assistir. Fico nervoso demais assitindo esse tipo de jogo, e naquela época mais ainda. Fiquei na rua tentando não pensar no jogo, o que era impossível. Entrei na casa de um amigo meu, e mesmo sendo são paulino, ele estava assistindo. Foi quando eu vi o Palmeiras fazendo o primeiro gol. Mais sofrimento. Mas depois o Marcelinho bateu uma falta perfeita, e a bola foi no ângulo do Veloso. Não aguentava mais e voltei para casa. Quando lá cheguei, vi meu pai (outro fanático) assitindo o Silvio Santos, com uma cara de extrema preocupação. Se a situação não fosse tão tensa eu daria muita risada. Sentei no sofá sem falar uma palavra. Os olhos iam em direção à TV, mas a cabeça estava na prorrogação que estava sendo jogada naquele momento. O Corinthians poderia empatar para garantir o título e a vingança. E então ouvimos os rojões. Olhei para o meu pai, e ele olhou para mim. Momentos de apreensão. Ninguém tinha coragem de mudar de canal. E se o gol fosse deles? Então eu levantei e fui trocar de canal. Mas era Elivélton, e seu canhão de fora da área acabando com o nosso sofrimento. Dos títulos que eu vi, foi de longe o mais tenso.



Nenhum comentário: