terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Conheça o esquema tático do Timão

Mano Menezes vai deixar apenas Finazzi no ataque, com Acosta chegando como surpresa

GLOBOESPORTE.COM

O técnico Mano Menezes desenha um Corinthians com apenas um homem na frente. Uma linha de quatro zagueiros e cinco atletas no meio-de-campo, sendo que um deles, o uruguaio Beto Acosta, como aquele que vai encostar em Finazzi, o centroavante de Mano Menezes. Na estréia no Campeonato Paulista, quinta-feira contra o Guarani, Mano Menezes não terá Acosta na posição chave, por isso Lima fará essa função. Perdigão, volante que está se preparando fisicamente, pode ocupar a vaga de Carlos Alberto no futuro, assim com o um volante a ser contratado a posição de Bruno Octávio.



DEFESA
O setor terá dois zagueiros novatos de clube: Chicão será o marcador pela direita e William o homem da esquerda. Eduardo Ratinho, na direita, e André Santos, na esquerda, vão apoiar ao ataque, mas cada um de uma vez. Quando um subir, o outro fica para se posicionar como uma espécie de terceiro zagueiro.


MEIO-CAMPO
O cérebro do time será formado por um volante mais fixo, Bruno Octávio. Mas este vai ser o responsável para marcar pelo setor esquerdo, quando André Santos e Marcel estiverem em jogadas ofensivas. Carlos Alberto faz a marcação pelo lado direito, quando Ratinho e Alessandro apoiarem. Mas este volante também será homem surpresa de Mano Menezes. Ele poderá aparecer como opção pela direita, revezando assim com Alessandro, que ficaria na marcação. Marcel tem função semelhante à de Alessandro, mas pela esquerda. Os dois jogam abertos quando o Corinthians tem a posse de bola, mas perseguem os laterais adversários quando estes atacam. Acosta tem um posicionamento diferenciado e fundamental no esquema. Vai ser um meia, mas que terá responsabilidade de se aproximar de Finazzi, único atacante do time. Acosta terá liberdade para atuar pela esquerda, pela direita e para municiar os laterais e os meias que jogam aberto. É o homem-chave de Mano Menezes no esquema.


ATAQUE
Finazzi fica na frente, esperando receber bolas dentro da área com condição de marcar os gols. Tem obrigação de marcar a saída de bola do rival, quando esta passa pelos zagueiros.

Nenhum comentário: