sexta-feira, 11 de abril de 2008

Do Blog do Citadini

http://blogdocitadini.blog.uol.com.br

O clube social no vermelho


Não são de hoje as críticas sobre a anômala situação de o Departamento de Futebol do Corinthians arcar com boa parte das despesas das atividades sociais do clube.Este permanente financiamento que o futebol suporta para o Clube social causa grande prejuizo ao esporte que é a razão a própria fundação do clube.Este quadro começou a ficar claro quando da parceria com a HMTF. Foi o Fundo americano que - para desencanto dos dirigentes corinthianos- começou a mostrar o "buraco do social".
Agora temos o publicação dos balancetes do meses de janeiro e fevereiro de 2008 e a esperança era que este vício estrutural do clube fosse alterado.Não é o que mostram os números mesmo após todo o esforço de cortes de gastos que a nova gestão fêz; corte de horas extras,demissão de pessoal, eliminação do desperdício, não conseguiram o tão almejado equilíbrio das contas. O clube social e os esportes amadores continuam dependendo do dinheiro do Departamento de Futebol profissional para "fechar sua contas". Enquanto o Futebol gerou um superavit de 1.136 m. o Clube Social é deficitário operacional em 1,907m., com um resultado fiscal de 2.718 m.
Isto ocorre com todo esforço do Social em cortar despesas e com o Futebol precisando fazer investimento para recuperar o elenco neste ano em que a chegada de novos jogadores é urgente. A perpectiva de termos - neste ano - um novo déficit do Social que venha ser suportado pelo Futebol é pior notícia destes balancetes.
Não tenho ilusão. Isto somente será resolvido com a completa separação do Futebol do Departamento Social. Qualquer outra alternativa será apenas para adiar a solução deste que é o maior problema estrutural do Corinthians. E destaque-se que os atuais dirigentes acreditavam que - com eles - o Social não daria prejuízo. Bastava ser bem administrado e sairíamos do vermelho.
Não é o que mostram os números.

Nenhum comentário: