Da
GazetaEsportiva.netFutebol/Copa do Brasil - (16/04/2008 23:48:28)
Paulo Baier comanda vitória do Goiás contra CorinthiansGoiânia (GO) - O longo período de preparação do Corinthians depois da eliminação no Campeonato Paulistão não foi suficiente para evitar uma derrota do time de Mano Menezes no estádio Serra Dourada. Comandado pelo experiente Paulo Baier, o Goiás conquistou a vitória por 3 a 1 sobre o Timão na noite desta quarta-feira e adquiriu uma boa vantagem nas oitavas-de-final da Copa do Brasil.
Em noite inspirada, Baier marcou os dois primeiros gols do time esmeraldino em Goiânia, ainda no primeiro tempo. No início da etapa complementar, Diogo Rincón descontou para os visitantes, mas Evandro deu números finais ao placar logo depois.
As duas equipes se reencontram no dia 30, no estádio do Morumbi, quando decidirão quem passará para a próxima fase da Copa do Brasil. O Goiás terá a vantagem de poder até perder por um gol de diferença para se classificar para as quartas-de-final.
Já o Corinthians terá de vencer por 2 a 0 ou por três gols de diferença, já que os tentos marcados fora de casa contam como critério de desempate. Em caso de placar por 3 a 1 favorável ao Timão, a decisão será levada para os pênaltis.
A equipe de Mano Menezes voltou a disputar um compromisso oficial nesta quarta depois de ficar apenas em treinamento desde a eliminação no Paulistão, ocorrida no dia seis. Aliás, até o compromisso de volta da Copa do Brasil, o Timão terá mais um período inativo, que só será quebrado por um amistoso contra o Cene-MS.
A vitória desta quarta, curiosamente, ainda manteve a boa marca do técnico Caio Júnior contra o Corinthians. No ano passado, quando ainda estava no comando do Palmeiras, o treinador venceu os três compromissos que disputou contra o Timão.
O jogo
A forte chuva no estádio Serra Dourada prejudicou o trabalho dos dois times, que encontraram dificuldades nas trocas de passes. A primeira boa chance da partida saiu aos dez minutos, quando o corintiano André Santos chegou à intermediária e alçou na área para Fabinho, que passou por trás da zaga para finalizar de primeira, exigindo boa defesa do goleiro Harlei
Pouco depois, Carlos Alberto cruzou rasteiro da direita, e Dentinho não alcançou na tentativa de carrinho. Na boa resposta do Goiás, Paulo Baier escorou na área para Evandro, que avançou e chutou na saída de Felipe, mas para fora. A boa chance animou a equipe da casa, que passou a pressionar o Corinthians.
Principal articulador das jogadas do clube esmeraldino, Paulo Baier lançou para Alex Terra na área, mas o atacante foi travado por Carlos Alberto no momento do chute. O Goiás continuou tentando ameaçar, mas sem criar grandes chances para ameaçar Felipe.
Já o Corinthians sofreu uma baixa aos 23 minutos. O artilheiro Dentinho sentiu uma contusão e precisou ser substituído por Acosta. Aos poucos, o time da casa diminuiu o ritmo ofensivo, e o Corinthians passou a se arriscar novamente no ataque. Em uma das oportunidades alvinegras, André Santos cobrou falta de longe e viu Harlei se esticar para mandar para linha de fundo.
Mas o Goiás conseguiu abrir o placar aos 38 minutos de bola rolando. Em falta da intermediária, Paulo Baier chutou na direção errada, mas a bola desviou no volante Bóvio, enganou Felipe e estufou as redes dos visitantes. E o ex-palmeirense mostrou que estava mesmo em noite inspirada. Aos 42, Ramalho desceu pela direita e cruzou na marca do pênalti para Paulo Baier, que bateu rasteiro para superar novamente o arqueiro corintiano.
Sem alternativas, o Corinthians teve de se lançar ao ataque. Herrera invadiu a área, passou por um marcador e finalizou para fora. No intervalo da partida, o técnico Mano Menezes promoveu mais uma alteração para deixar o Timão com uma postura ofensiva.
O volante Bóvio foi substituído pelo garoto Lulinha. Curiosamente, com as duas mudanças que promoveu até então, Mano deixou em campo justamente os dois jogadores contestados em pichações no Parque São Jorge: Lulinha e Acosta.
Na primeira oportunidade, Chicão cobra falta na área, mas a defesa esmeraldina afastou o perigo. Na resposta do Goiás, Paulo Baier arriscou da meia-lua e mandou para fora. O Corinthians, por sua vez, conseguiu diminuir a desvantagem aos nove minutos da etapa. Chicão cobrou falta da entrada da área e Harlei espalmou. Mas, no rebote, a bola bateu e Diogo Rincón e estufou as redes. Os jogadores do Goiás reclamaram timidamente um toque de mão do meio-campista, mas o árbitro validou o gol.
Na seqüência, Caio Júnior tirou Alex Dias para a entrada de Schwenck. Porém, o Timão não teve muito tempo para comemorar. Aos 13, Evandro recebeu na meia-lua, invadiu a área, driblou William e chutou para as redes.
O Goiás, então, se empolgou com o tento e pressionou o Corinthians, que respondeu em contra-ataque rápido. Lulinha recebeu em velocidade, entrou na área e bateu para fora. Com o placar adverso, Mano Menezes colocou o centroavante Finazzi na vaga de Herrera.
Em uma das investidas do Alvinegro, Lulinha aproveitou bola rebatida e viu Harlei segurar com tranqüilidade. O Corinthians, então, continuou se arriscando na frente. Nos instantes finais, depois de bate-rebate na área, a bola caiu nos pés de Finazzi, que mandou por cima do travessão.