quinta-feira, 13 de março de 2008

Timão Vice-líder




Da GazetaEsportiva.net

Futebol/Campeonato Paulista - (12/03/2008 23:48:01)

Corinthians vence Rio Preto e assume vice-liderança


São José do Rio Preto (SP) - O Corinthians assumiu a vice-liderança do Campeonato Paulista ao vencer o ameaçado Rio Preto por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no estádio Anísio Haddad. O Timão teve a precaução necessária diante de um clube desesperado e, apesar de só ter apresentado um bom futebol na segunda etapa, teve segurança suficiente para não se sentir ameaçado em São José do Rio Preto.

Depois de tentar inovar com André Santos no meio-campo, o técnico Mano Menezes voltou o atleta para sua posição de origem no intervalo, quando colocou Heverton para armar as jogadas (Carlão foi sacado do time). Por sinal, no início da etapa complementar, Heverton marcou seu primeiro gol com a camisa do Corinthians para garantir o triunfo por 1 a 0 do Timão.

Desta forma, o Corinthians chegou aos 26 pontos no Paulistão, mesmo número do São Paulo, que leva desvantagem nos critérios de desempate. Já o Rio Preto segue em situação desesperadora, com apenas 11 pontos, na zona de rebaixamento.

O Timão volta a campo no sábado para enfrentar outro clube em situação incômoda, o Juventus, no Morumbi. Já o Rio Preto tenta se recuperar no mesmo dia em compromisso diante do Barueri.

O jogo:

O jogo desta quarta-feira começou com as duas equipes abusando dos erros e com dificuldades para chegarem com perigo à frente. O Rio Preto mostrou uma clara deficiência na criação das jogadas, enquanto o Corinthians tentava tomar a iniciativa da partida, mas também pecando nos passes errados.

Em uma das jogadas que o Timão esboçou, Diogo Rincón recebeu na área e passou de calcanhar para o meio da área, mas o árbitro anotou impedimento inexistente do meia-atacante alvinegro. Pouco depois, Dentinho sentiu uma pancada no rosto dentro da área, mas o apitador assinalou falta do garoto corintiano.

O Timão só criou sua primeira boa oportunidade aos 19 minutos, repetindo uma jogada que resultou em gol na partida contra o Guaratinguetá. Carlos Alberto fez cruzamento preciso da direita, Dentinho se antecipou à defesa e concluiu, mas a bola foi para fora. No lance seguinte, Perdigão fez bom passe na área para Dentinho, que girou e bateu fraco.

O Rio Preto teve uma de suas poucas chances em falta da entrada da área, mas Ricardinho cobrou fraco, nas mãos do goleiro Felipe. Aos 31, Diogo Rincón arriscou batida de fora da área e assustou o goleiro Marcelo Bonan, que viu a bola passar perto da trave, na última boa chance do Timão na etapa.

No intervalo, Mano Menezes mudou o Corinthians. O treinador percebeu a dificuldade de criação do time e sacou o volante Carlão, que vinha atuando na lateral esquerda. Já André Santos, que atuou como um meia no primeiro tempo, foi recolocado em sua função, já que Heverton entrou no time para ajudar na armação dos lances ofensivos.

E a mudança surtiu efeito logo no início da etapa complementar. Aos cinco minutos, Heverton cobrou falta para a área, o zagueiro Rafael Silva desviou no meio do caminho e a bola parou nas redes. O árbitro assinalou o gol para Heverton. Pouco depois, o Rio Preto se complicou ainda mais com a expulsão de Maurício.

O Corinthians, então, teve boas chances de ampliar pouco depois. André Santos mostrou que sua função é realmente a lateral esquerda e passou a aparecer no jogo. O atleta recebeu na área e soltou um forte chute, exigindo boa defesa de Marcelo Bonan. No lance seguinte, André Santos cruzou da esquerda e Herrera deixou a bola passar para Heverton, que, livre, finalizou em cima do goleiro.

Do outro lado, pouco depois de entrar em campo, Paulo Roberto fez jogada no meio da defesa corintiana e deu trabalho a Felipe. Mano Menezes, então, fechou o Corinthians para garantir o triunfo.

Nenhum comentário: