sábado, 15 de março de 2008

Corinthians só empata com Juventus e frustra chance de liderança

Da GazetaEsportiva.net

Futebol/Campeonato Paulista - (15/03/2008 18:05:13)
Corinthians só empata com Juventus e frustra chance de liderança
Luiz Ricardo Fini

São Paulo (SP) - O Corinthians deixou escapar neste sábado a oportunidade de assumir a liderança do Campeonato Paulista. Em jogo no estádio do Morumbi, o Timão precisava de uma vitória e chegou a ficar na frente no placar, mas acabou cedendo o empate e amargou o resultado de 2 a 2 com o Juventus.

O Moleque Travesso esteve atrás no marcador em duas oportunidades e conseguiu se reerguer em campo para impedir a festa do time de Mano Menezes, que sonhava em alcançar a ponta provisória.

O Corinthians abriu o placar no primeiro tempo, com gol de Fabinho. No início da segunda etapa, o Juventus empatou em tento de Lima. Instantes depois, o Timão pulou novamente na frente no placar quando André Santos mandou para as redes. Porém, poucos minutos depois, o time visitante igualou mais uma vez a contagem, desta vez com Marcos Vinícius. O Timão tentou buscar o triunfo, mas não conseguiu mexer novamente no placar e teve de se contentar com o resultado de 2 a 2 contra o ameaçado adversário.

Com o empate deste sábado, o Corinthians segue na segunda posição do Paulistão, com 27 pontos, um a menos que o líder Guaratinguetá, que entra em campo no domingo. Já o Juventus segue em situação complicada na tabela, com 16, pouco acima da área da degola.

O Timão volta a campo pelo Paulistão no domingo, dia 23, para encarar o Rio Claro, no Morumbi. Já o Moleque Travesso tem compromisso um dia antes, diante do Bragantino.

Porém, antes de voltarem a jogar pelo Estadual, os dois times paulistas têm compromisso pela Copa do Brasil na quarta-feira. O Timão joga fora de casa contra o Fortaleza, enquanto o Juventus é o mandante diante do Náutico.

O jogo:

O Corinthians iniciou o jogo deste sábado tentando se adequar à nova formação, com o zagueiro Suárez improvisado como volante. Na primeira tentativa alvinegra, Chicão avançou até a meia-lua e tocou para Dentinho, mas o goleiro Marcelo chegou rápido para ficar com a bola.

Pouco depois, o Corinthians esboçou um lance ensaiado em bola parada, mas a jogada não foi bem executada no Morumbi. Em falta da direita, Heverton rolou para André Santos, que foi mal na pontaria e mandou longe do gol de Marcelo. Aos nove, o Timão teve seu primeiro bom momento. Herrera fez excelente passe na área para Dentinho, que chutou cruzado, raspando a trave do Juventus.

Na manhã de sexta, Mano Menezes fechou os portões do Parque São Jorge para treinar novas jogadas de bola parada. Se o Timão errou na primeira tentativa deste sábado, na segunda chance conseguiu colocar em prática o que ensaiou. Aos 18, em cobrança de falta da direita, Heverton levantou a bola perto da marca do pênalti e Fabinho chegou livre para cabecear para as redes. Foi o primeiro gol do volante em seu retorno ao Alvinegro.

Depois de balançar as redes, o Corinthians diminuiu seu ímpeto ofensivo, enquanto o Moleque Travesso passou a se aventurar mais na frente, mas sem conseguir ameaçar o goleiro Felipe. Em uma das oportunidades, Lima finalizou e viu o arqueiro alvinegro defender sem problemas. O Timão, então, começou a explorar os espaços deixados atrás pelo Juventus. Diogo Rincón serviu na área para Herrera balançar as redes, mas o árbitro assinalou impedimento do argentino e não validou o gol.

Nos minutos finais, o Alvinegro aumentou novamente seu volume de jogo na frente. Heverton tocou na entrada da área para Fabinho, que chutou fraco, nas mãos do arqueiro. Instantes depois, Herrera carregou a bola na frente do defensor e finalizou muito perto da meta. No último lance da etapa, Diogo Rincón recebeu cruzamento da direita e encaixou um voleio, mas Marcelo defendeu.

No intervalo, o técnico Mano Menezes tirou Diogo Rincón para colocar Lulinha. A tônica da partida mudou no início do segundo tempo. O Juventus tentava avançar de forma pouco ordenada, enquanto o Corinthians nem se dava ao trabalho de ir ao ataque.

O primeiro lance de perigo da etapa aconteceu justamente o gol do Moleque Travesso, aos dez minutos. Em um rápido contra-ataque, Lima invadiu a área e tocou fora do alcance de Felipe. O gol do adversário acordou o Corinthians, que pulou novamente na frente no placar dois minutos depois de sofrer o revés. André Santos dominou na área, driblou o defensor e bateu forte para estufar as redes.

O jogo, então, ficou eletrizante e o Juventus empatou novamente a partida, aos 15. Lima cruzou, Fernando Miguel carimbou o travessão e Marcos Vinícius apareceu para completar para as redes. Do outro lado, Fabinho tentou responder em chute da intermediária, mas Marcelo segurou com firmeza.

Com o placar empatado, Mano fez duas mudanças na equipe. O comandante sacou Heverton e Suárez para as entradas de Everton Ribeiro e do estreante Caju. Poucos minutos depois de o Corinthians ter feito todas as suas alterações, André Santos sofreu uma entorse no tornozelo direito. Sem possibilidade de mudança, o atleta seguiu em campo, mas mancando. O Timão partiu para cima do Juventus. Em uma das investidas, Caju finalizou de longe e exigiu boa defesa do goleiro.

Nos minutos finais, o Corinthians tentou pressionar o Juventus para buscar o gol salvador, mas o time visitante conseguiu se segurar, com a presença do ex-alvinegro Vampeta nos últimos instantes. Depois do apito final, alguns setores da torcida corintiana xingaram Lulinha.

Nenhum comentário: