segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Corinthians sofre, mas vence América-RN e ganha folga na liderança da Segundona

Corinthians sofre, mas vence América-RN e ganha folga na liderança da Segundona

Timão esbarra no goleiro Fabiano, faz 2 a 0 no segundo tempo e abre quatro pontos para o Avaí no encerramento do primeiro turno

Carlos Augusto Ferrari São Paulo

O goleiro Fabiano, do América-RN, bem que tentou, mas não conseguiu estragar a festa do Corinthians pela conquista do simbólico título do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a suada vitória por 2 a 0 sobre a equipe nordestina, neste sábado, no Pacaembu, o Timão chega à metade da Segundona confirmando o favoritismo e aumentando para quatro pontos a vantagem para o vice-líder Avaí, que só empatou com o São Caetano em 1 a 1, sexta-feira, no ABC.

O triunfo faz o Alvinegro subir para 39 pontos contra 35 dos catarinenses. Melhor: são sete a mais do que o quinto colocado, o Vila Nova. Já o América-RN vive situação completamente diferente. Rebaixado com o Timão no ano passado, o clube de Natal volta à zona do rebaixamento, em 17°, com apenas 20 pontos, e corre sério risco de descer à Série C.

O Corinthians joga de novo apenas no próximo sábado. A equipe vai a Alagoas encarar o lanterna CRB, às 16h, no estádio Rei Pelé, em Maceió. No mesmo dia, mas às 20h30m, o América-RN recebe o Criciúma, no Machadão, em Natal.

Fabiano pára o Timão no primeiro tempo

Com o primeiro lugar garantido, o Corinthians iniciou a partida sem pressão em ter que buscar uma vitória em casa. Tranqüilo e muito superior ao adversário, o pressionou desde o início, criou inúmeras oportunidades, mas só não contava com o dia inspirado do goleiro Fabiano.

O paredão nordestino começou a ser construído logo aos dez minutos, quando William subiu de cabeça na pequena área após cobrança de falta e o camisa 1 operou um milagre. Logo em seguida, aos 12, foi a vez de Douglas arriscar e ele espalmar pela linha de fundo.

Herrera, Douglas e Dentinho fazem a festa

Apesar do controle total do jogo, o Corinthians sofreu com a forte marcação do América-RN, que tinha apenas Max, ex-Palmeiras, no campo de ataque. Assim, o Timão precisou arriscar. E foi o que fez André Santos, aos 20, batendo falta que o goleiro novamente foi buscar no ângulo.
Sempre vaiado, Lulinha teve a chance de fazer as pazes com a torcida, aos 24, mas também esbarrou em Fabiano depois que Dentinho fez bela jogada individual e cruzou para ele pegar de voleio. O artilheiro alvinegro, aliás, venceu o goleiro rival, mas raspou a trave esquerda em chute de fora da área, aos 36. Fim do primeiro tempo com algumas vaias dos torcedores para a equipe.

Douglas fura bloqueio e garante a vitória

No segundo tempo, a pressão alvinegra e as defesas de Fabiano recomeçaram logo aos seis minutos, com Herrera chutando da entrada da área. O goleiro espalmou bonito no canto direito. Aos oito, Dentinho acertou uma meia-bicicleta na meia-lua e quase encobriu o goleiro.

Douglas, enfim, conseguiu balançar as redes, aos 12. O meia recebeu na entrada da área e bateu com estilo, no canto direito de Fabiano. Com a vantagem, o técnico Mano Menezes aproveitou para dar descanso à dupla de ataque: Dentinho e Herrera deram lugar a Careca e Diogo Rincón, respectivamente.

Apesar disso, o Corinthians não diminuiu o ritmo e chegou ao segundo gol em uma jogada bisonha do zagueiro Anderson Bill, aos 32. Douglas fez linda jogada pela direita, invadiu a área e bateu cruzado. O defensor tentou cortar, a bola bateu na trave, voltou nele e entrou. Delírio da Fiel no Pacaembu!

Sem o adversário incomodar, o Timão passou a administrar o resultado apenas. A equipe ainda criou algumas chances, principalmente nos contra-ataques, mas não conseguiu ampliar o placar.

Nenhum comentário: