segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Marília breca arrancada do Corinthians à Série A: 1 a 1

Futebol/Brasileiro Série B - (04/10/2008 18:00:04)
Marília breca arrancada do Corinthians à Série A: 1 a 1


Londrina (PR) - O Marília foi a nona equipe a empatar com o Corinthians na Série B do Campeonato Brasileiro – a sexta vez pelo placar de 1 a 1, gols marcados pelo aniversariante Fábio Ferreira e por Altair. Com o resultado deste sábado, em Londrina, o líder da competição postergou o dia que ratificará seu retorno à Primeira Divisão.

Apesar do segundo empate consecutivo (na semana passada, a igualdade foi por 2 a 2 com o São Caetano), o Corinthians abriu 12 pontos de vantagem para o vice-líder Vila Nova (63 a 51) e 15 em relação ao quinto colocado Barueri (63 a 48). A expectativa da equipe é confirmar o acesso nas próximas rodadas.

Para isso, o Corinthians precisará quebrar a seqüência de empates e vencer o Santo André de Marcelinho Carioca no sábado de 11 de outubro. O Marília tem compromisso pela Segunda Divisão já na terça-feira, quando visitará o São Caetano. O MAC está na zona de rebaixamento, com apenas 31 pontos ganhos.

O jogo – A estratégia financeira do Marília surtiu efeito. O estádio do Café estava lotado de corintianos, que garantiram a maior arrecadação do clube do interior paulista na temporada. Mas sobrou pressão para a equipe comandada por Gil Alves, o Búfalo Gil. “Problema deles”, disse o volante Cristian na véspera da partida.

Nem mesmo uma chuva de granizo que retardou o início do jogo em cinco minutos diminuiu o entusiasmo dos torcedores. No gramado, o Corinthians também estava empolgado. Não deixava o Marília passar do meio-campo. Para piorar, o adversário perdeu o atacante Felipe Adão, machucado, logo no início. Betinho o substituiu.

O Corinthians ganhou consistência com a estréia do lateral Diogo. Assim como pediu o técnico Mano Menezes, o jogador repetiu as boas atuações da época em que defendia o Sport. Com personalidade, assumiu a condição de referência ofensiva do time pela direita. E, com a falta de ousadia do Marília, não precisava se preocupar com a marcação.

Foi através de uma falta cobrada por Diogo que o Corinthians abriu o placar. Aos 13 minutos, o lateral levantou a bola na área, onde o sempre criticado Fábio Ferreira testou para o chão: 1 a 0, no dia do 24º aniversário do autor do gol. Em vantagem no placar, o ânimo corintiano aumentou. Até quando caía sentado o argentino Herrera era ovacionado pelo público.

O Marília tentou reagir no final do primeiro tempo, pouco após o canhoto Douglas receber a bola na área, chutar cruzado com o pé direito e acertar a trave. Mas a pressão do “time mandante” foi contida por Felipe, que, mesmo mancando, salvou o Corinthians do empate. Depois de uma das defesas do goleiro, a bola chegou a tocar no travessão.

O Corinthians parou no segundo tempo, apesar dos gritos incessantes da torcida. Já com Bruno Ribeiro no lugar de Diego, o Marília manteve a ofensividade do final do primeiro tempo. Aos 16 minutos, conseguiu o empate. Altair dividiu com André Santos após cruzamento da esquerda e foi premiado com o gol: 1 a 1.

De imediato, Mano Menezes trocou Diogo por Carlos Alberto para reforçar a marcação e Dentinho (que estava com amigdalite na sexta-feira) por Otacílio Neto, com o intuito de dar mais força ao ataque. Como o resultado demorou a aparecer, o treinador gastou sua última alteração: Lulinha substituiu Morais.

Modificado, o Corinthians não conseguiu resgatar o bom desempenho do primeiro tempo. “Vamos ganhar o jogo”, gritava Mano Menezes à beira do gramado. Nas arquibancadas, os torcedores pediam: “Não pára, não pára, não pára”. Não adiantou. O Marília soube se defender e quase virou a partida em cobranças de falta de Altair. Felipe impediu.

Nenhum comentário: