quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Corinthians vence o Bragantino e dispara rumo à Primeira Divisão

Futebol/Brasileiro Série B - (24/09/2008 23:53:10)
Corinthians vence o Bragantino e dispara rumo à Primeira Divisão
Helder Júnior

São Paulo (SP) - Por mais que os jogadores do Corinthians se esforcem, já é inevitável o cálculo para o retorno do clube à Primeira Divisão. O time de Mano Menezes venceu o Bragantino por 2 a 0 (gols de Dentinho e André Santos) na fria noite desta quarta-feira, no Pacaembu, e abriu 16 pontos de vantagem (61 a 45) em relação ao quinto colocado da Série B, o Barueri, e 13 (61 a 48) para o vice-líder Vila Nova.

Com 99% de chances de voltar à elite, o Corinthians poderá ter a primeira oportunidade de ratificar o acesso contra o Santo André de Marcelinho Carioca, dia 11 de outubro, no Pacaembu. Já o Bragantino tentará postergar a festa do líder, já que divide a quinta posição com o Barueri. No sábado, fará confronto direto com o adversário em casa. O Timão jogará com o São Caetano em Campinas.

O jogo – O Bragantino aproveitou a partida televisionada, em dia e horário de Série A, para exibir seu inusitado uniforme laranja para o país. Na estratégia, nenhuma inovação. Como no Campeonato Paulista e no primeiro turno da Segunda Divisão, a equipe do interior paulista chamava a atenção pela marcação aplicada e o excesso de faltas.

De camisas brancas e shorts pretos, o Corinthians também foi tradicional taticamente. O objetivo era furar o bloqueio do adversário com a velocidade de Morais e Dentinho, a criatividade de Douglas e o oportunismo de Herrera. Faltava ao time de Mano Menezes, entretanto, aproveitar melhor as jogadas de bola parada. André Santos e Chicão não estavam inspirados no fundamento.

Quando o Bragantino finalmente se mostrou ofensivo, sofreu o gol. O Corinthians recuperou a bola após cobrança de escanteio e partiu em velocidade, aos 23 minutos. Douglas chutou mascado e, na sobra, Dentinho ficou livre dentro da área para abrir o placar. Não perdoou. Voltou a marcar após muito tempo machucado, concluindo na saída do goleiro Gilvan.

O gol não foi suficiente para tirar o Bragantino do campo de defesa. O máximo que o time dirigido por Marcelo Veiga se permitiu fazer foi concluiu algumas jogadas de longa distância. O Corinthians também diminuiu o ritmo. Nas arquibancadas do Pacaembu, porém, os torcedores aproveitaram para combater o frio com entusiasmo e cantoria.

Veiga tentou fazer com que os jogadores do Corinthians não se entusiasmassem. Pediu para que a sua equipe fosse menos cautelosa (à medida do possível) e trocou César Gaúcho por Ânderson Lima. Em sete minutos, contudo, o time da casa marcou o segundo gol. No momento em que a torcida ensaiava nova música, André Santos conseguiu engrossar o coro ao estufar as redes com belo chute de longe.

Restava ao Bragantino abdicar de vez do jogo defensivo. Com Somália no lugar de Malaquias, os visitantes passaram a dar mais trabalho ao estreante Cristian, único volante de origem do Corinthians em campo. Sem correr tantos riscos mesmo com a mudança de postura do adversário, Mano Menezes poupou Dentinho e mandou Lulinha a campo.

O domínio do Corinthians era tamanho que até o sempre criticado prata da casa acabou aplaudido quando fez uma e outra jogadas de efeito. Alguns torcedores até ameaçaram criticar ao ver a equipe diminuir o ritmo, mas acabaram encobertos pelos gritos de guerra da maioria. Foram os mesmos que, afugentados pelo frio, não assistiram ao final da partida – a primeira que o Bragantino perdeu após seis vitórias consecutivas.

Nenhum comentário: